terça-feira, 27 de outubro de 2009

estratégias de marketing

cuidava eu que um ateu ou um agnóstico era ateu ou agnóstico e pronto. para um, deus não existe e do que não existe não se fala. para o outro, deus é incognoscível e do que não se pode conhecer mais vale não falar. mas eu estava era enganado. vem Saramago e desata a falar de deus e das coisas que os crentes ligam à ideia de deus, com aquela convicção própria de quem acredita que vale a pena dizer mal daquilo que não existe ou daquilo que não se pode saber se existe ou não. Saramago fala como se deus existisse mas fosse algo desagradável, repulsivo, sei lá, como se deus fosse, afinal, para ele, aquilo que o diabo é para os crentes.
o tema ainda teria algum interesse se Saramago levasse a coisa para o campo intelectual, filosófico, histórico, crítico das religiões, para o estudo sociológico, psicológico, psiquiátrico, até. mas não. Saramago faz escândalo simplesmente porque o escândalo vende livros. afinal, a técnica de Salman Rushdie e do jornal dinamarquês que publicou a caricatura de Maomé. o que conseguiram todos? vender muito e depressa. mudaram alguma coisa no pensamento dos crentes? nada, coisíssima nenhuma. nem isso lhes interessa. o que é preciso é vender muito com pouco esforço. vender o escândalo. e a religião atacada ainda vende bem. a hipocrisia dessa gente é que sem a religião não podiam fazer escândalo contra ela. não poderiam vender tanto. enojam-me. porque são eles os primeiros consumidores de religião.
afinal, a prova de que deus não existe são eles mesmos: dizem o que lhes apetece e sabem que não vão sofrer nadinha com isso.

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