sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

os fumadores passivos

depois de muito pensar, desisti. não entendo. diz-se para aí que morrem por ano 5000 fumadores passivos, quer dizer, há 5000 pessoas que regressam a casa de Deus-Pai por obra e graça dos que fumam. eu era capaz de acreditar se me dissessem onde arranjaram esse número, qual a metodologia e a qualidade das provas que o sustentam. mas nada. é um número à toa e pronto. morreram de acidente, de velhice cansada, deram-lhe um tiro, tiveram um AVC, um enfarte, uma galiqueira, cairam da escada abaixo? morreram num incêndio provocado pelo tabaco? estava a Urgência fechada? ninguém sabe. mas sabe-se, isso sim, que foi por obra e graça desses desgraçados que se dedicam a fumar.
e os não fumadores, impropriamente chamados de fumadores passivos, viram-se contra quem fuma como se neles vissem a face visível da Al-Qaeda ou do diabo. e enquanto nos viramos uns contra os outros por causa da merda do cigarro, deixamos de pensar em coisas bem mais importantes e mais perigosas para a manutenção e desenvolvimento da qualidade de vida. como a política de contenção orçamental e de liberalismo feroz que nos desgraça.
estamos na fossa, temos baixo poder de compra, os empregos estão sumindo por aí? que importa? os fumadores que paguem a crise económica, social, psicológica e política. não passam de cripto-templários e judeus ocultos. fora com eles.
eles são os culpados de tudo e o Estado ainda lhes cobra o imposto. pois claro.
mas eles não são culpados por fumar. são culpados por votar nessa gente que os proíbe.

Sem comentários: