sábado, 29 de dezembro de 2007

A Caixa do Kosovo

podia pôr-lhe o título de A Caixa de Pandora, mas como ela já foi aberta há uns anos, quando começou o colapso da Jugoslávia, boto-lhe apenas o título do compartimento do fundo: o Kosovo.
não sei por que artes, europeus e norte-americanos deram em pensar que o melhor para a Jugoslávia era parti-la em tantos bocados quantas as etnias, dialectos, línguas e religiões. até pode ser que esteja certo. afinal, o mais elementar direito de qualquer povo é agrupar-se em torno da sua identidade. é da afirmação da identidade própria e da auto-satisfação de ser livre e auto-governado que pode surgir o sentimento de solidariedade entre todos os povos, livres e iguais.
mas tem um porém: o exemplo da Jugoslávia, e o fundo do baú que é o Kosovo, não vai ficar contido nos Balcãs. a partir de agora vira-se uma página capitular da História dos Estados multi-étnicos, plurilinguísticos e multi-religiosos. não pode haver dois pesos e duas medidas. o que vale para os Balcãs vale para a Grã-Bretanha, para a França. para a Península Ibérica, para a Roménia, para a Bélgica, para o Canadá, para o Paquistão, enfim, uma bola de neve das antigas.
o Kosovo não tem mais direito à independência que o Euskadi, a Catalunha, a Galiza, a Escócia, o Quebeque, e assim por diante. o UÇK-Ushtria Çlirimtare e Kosovës do Kosovo* não pode passar de terrorista a patriota sem que o mesmo aconteça à ETA-Euskadi Ta Askatasuna de Euskadi, como já aconteceu ao Óglaigh na hÉireann ou IRA-Irish Republican Army da Irlanda do Norte.
mas a Caixa do Kosovo não se fecha aqui. sabemos que o fim último das movimentações independentistas do Kosovo é a reunião da família albanesa. como o fim último das movimentações no Ulster é a reunião da família irlandesa. segue-se a reunião da família Basca, da família Catalã, da família Húngara, da família Romena, da família Neerlandesa e da família Galego-Portuguesa?
seja como for, uma coisa salta à vista: afinal, os estados europeus não são feitos de mais consistência interna que qualquer dos estados africanos. são meros caprichos da História que, tal como o mito de Chronos, engendra e devora os seus próprios filhos.

......................................................
*declarado em 1998 como organização terrorista pelos EUA.

Sem comentários: