sábado, 3 de março de 2007

os antergos (1)

já lá vão alguns anitos, mas ainda me lembro razoavelmente bem dos meus avós. em muitas coisas pareciam-se comigo. em muitas outras tinham mais sabedoria e sensatez. falavam dos avós deles como eu falo dos meus: sempre mais sábios, sempre mais sensatos. em resumo, nós, os do tempo de agora, aprendemos sempre com os que chegaram primeiro.
mas não foi sempre assim. segundo nos dizem os que sabem, tempos houve em que os pais dos pais dos nossos pais eram macacos, desceram das árvores e, contra as leis da lógica, foram trabalhar para atopar alimentos, quando, simplesmente, os teriam ali, à mão de pegar.
eram eles uns trengos, toscos, parolos até dizer chega. incapazes de falar e já esquecidos de guinchar, os nossos antepassados mais antigos nem sequer emitiam sons. faziam uns riscos e rabiscos, que, não sendo entendíveis por nós, tamém muito menos eles os podiam entender.
passavam o tempo todo a caçar ou a recolectar, ou a fazer bifaces ou coup-de-poings. e a fazer filhos mais inteligentes do que eles, que por sua vez, faziam filhos ainda um bocadinho mais inteligentes. até que um dia um filho do filho do filho, já suficientemente inteligente, gritou, quando o pai chegava de uma caçada às cabras: "vou comer uma cabra toda, pra crescer e ser um homem!"
a criatura-pai não cabia em si de parvo com o desplante. porque de macaco a homem vai uma mudança de respeito. posto que ele, macaco, ainda não pudesse saber o que fosse essa coisa de ser homem. duvidou de semelhante paternidade. mirou a parceira de cima abaixo, da esquerda prá direita e da frente para trás e, no seu cérebro incapaz de ir mais além, imaginou que um ser sobressímio se havia aproveitado dos sonhos da sua consorte, enquanto havia durado a caça às cabras . mas não podia pôr na ordem aquele filho tão inteligente que até já era capaz de botar faladura.
e como ele, pai, ainda não era capaz de falar, ficou calado. envergonhado, botou fora os coup-de-poings que tinha feito e voltou para a vida de macaco.

Sem comentários: